Em Itabuna, Secretário reforça pedido de apoio à Sesab para melhoria da Saúde
O secretário de Saúde, Renan Araujo, entregou ao secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, a síntese do diagnóstico de saúde de Itabuna, reforçando o compromisso da gestão de reestruturação da Atenção Básica e Rede Própria Especializada, melhoria da Regulação, Controle e Avaliação do SUS, combate a dengue, recuperação do Hospital de Base e consolidação da unidade enquanto referencia em atenção hospitalar regional, dentre outras ações. O documento foi apresentado na terça-feira, 19, na 209ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.
O encontro com o secretário Solla se deu depois de secretário de Saúde Renan Araujo já ter apresentado aos gestores da Sesab as ações e ampliado negociações para retomada da parceria com a Sesab visando à retomada da gestão plena. Na oportunidade, a Sesab promovia o Encontro de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia. Na pauta, credenciamentos, apresentação da reformulação do Regimento da CIB/CIR, apresentação dos municípios vulneráveis para epidemias da dengue na Bahia/2013, dentre outros assuntos.
Coube à subsecretária da Saúde do Estado, Suzana Ribeiro, apresentar a proposta de reformulação do regimento. Ela explicou que o objetivo da reformulação do regimento da CIB/BA está em consonância com as mudanças ocorridas no cenário da política nacional, visando nortear e qualificar o funcionamento das instâncias de pactuação, que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do SUS na Bahia.
Já a diretora de Vigilância Epidemiológica (Divep), Maria Aparecida Araújo, apresentou a situação da dengue na Bahia e alertou os novos gestores para promover ações conjuntas para enfrentar a doença. Segundo a diretora, no estado, em 2013, são 4.920 casos suspeitos de dengue, foram 587 casos de dengue clássico, sete de dengue com complicação, cinco de febre hemorrágica da dengue, 214 descartados e 4.107 casos não classificados.
Com relação ao combate a dengue, o secretário da saúde do Estado, Jorge Solla, falou das ações desenvolvidas, através dos meios de comunicação e peças lúdicas. Segundo ele, para que exista de fato um enfrentamento da doença, a Sesab conta com o empenho das secretarias municipais de saúde investindo na conscientização da população e oferecendo suporte para o combate à dengue.